RTP avança para tecnologia de intercom IP

Pantalha fornece solução de intercomunicação completa da RTS totalmente baseada em tecnologia IP
User Cases Broadcast & Telcos RTP avança para tecnologia de intercom IP

A RTP procurava substituir os seus dois distintos sistemas de intercomunicação. O objetivo era ter um único sistema integrado que pudesse servir as várias áreas de serviço dos edifícios em Lisboa, desde a continuidade, aos estúdios de TV à central técnica, entre muitos outros. O sistema procurado teria que dar resposta a uma lista com mais de 200 requisitos técnicos

Encontrando-se nesta altura a fazer a implementação e integração deste sistema, a RTP contará com matrizes digitais RTS ADAM-M com perto de 300 portas para tráfego interno. Este número tem a capacidade para expandir para um total de mais de 800 portas digitais a qualquer momento. Em termos de painéis, a solução proposta optou por apresentar mais de 50 painéis de 32 teclas RTS KP5032, mais de 40 painéis de 16 teclas RTS KP3016, com a adição de painéis de mesa RTS DKP3016, assim como painéis de expansão RTS EKP4016. Todos estes painéis permitem uma configuração extremamente personalizada, dedicados às comunicações para os departamentos principais a partir do local onde se encontram instalados, mas permitindo a qualquer altura carregar um layout ou receiver diferente para situações de emergência ou fora do que seria o workflow normal de cada departamento.

Para mais facilmente se integrar com equipamento pré-existente nas instalações da RTP, a RTS e a Pantalha propuseram também uma variedade de cartas adicionais de MADI, VoIP e até analógicas. Estas ligações adicionais assim como a conectividade entre as próprias matrizes, permitirão à RTP que se faça uso de todos os equipamentos já existentes nos seus edifícios, e inclusive integrar equipamento de intercomunicação de outras delegações como o Porto ou os Açores. Agora será possível controlar e configurar tudo a partir de uma única estação de trabalho!

Foi necessário também reforçar o seu sistema de Beltpacks e Access Points das equipas móveis, que se pudesse ligar às matrizes Adam-M de forma a torná-lo mais dinâmico e versátil, permitindo que a qualquer momento um coordenador na régie ou continuidade pudesse contactar um assistente de produção ou um câmara, por exemplo. A solução encontrada inclui mais de 20 Access Points RTS AP-1800 em pontos estratégicos ao longo dos dois edifícios da RTP Lisboa, para que os mais de 20 Beltpacks RTS TR-1800 possam manter-se em comunicação e acesso constante, sem se notar quando se passa de um Acess Point para o seguinte.

A Pantalha e a RTS estiveram juntas desde o início para poderem responder ao nível de exigência e de requisitos com que foram confrontadas e acreditam, que esta solução da RTP de base IP, traz enormes vantagens a qualquer infraestrutura existente, que permite complementá-la, ao mesmo tempo que se expande, com toda a flexibilidade, rapidez e interconectividade que sistemas IP trazem.

 

2019