Porto Canal com solução VSN “end-to-end”

Atualização técnica e mudança para HD com solução end-to-End (Traffic, NEWS, MAM e Playout)
User Cases Broadcast & Telcos Porto Canal com solução VSN “end-to-end”

O Porto Canal é um canal de televisão generalista por cabo português focado em notícias, desporto e entretenimento que conta com quase 100% de conteúdos próprios.

O DESAFIO

De modo a cumprir o seu rebranding e o crescimento do canal esperado após a sua parceria com o FC Porto, o Porto Canal precisava de atualizar, renovar e expandir a sua infraestrutura e soluções de software existentes, sendo, em simultâneo, capaz de os gerir de forma eficiente e centralizada.
Houve o requisito importante de que as soluções de software fornecidas pudessem integrar e gerir a solução de hardware escolhida para atualização técnica, bem como as já existentes no Porto Canal. Além disso, o prazo disponível para a instalação, atualização, formação do pessoal e implantação das novas soluções era limitado e tudo isso tinha que ser feito sem interferir com o processo de emissão do canal existente. Finalmente, toda esta atualização técnica incluiu a mudança do formato do canal para HD (1080i) e da adição de novas infraestruturas físicas: novos estúdios e uma nova localização (dentro do estádio do F.C. Porto).

A SOLUÇÃO

Para o núcleo e para gerir todo o conteúdo, o módulo de Production Asset Manager (PAM) VSNEXPLORER com implementação VSN, que oferece todas as ferramentas necessárias para gerir e controlar eficientemente os meios de comunicação ao longo de todo o processo criativo, desde o ingest de conteúdos, passando pelo processo de edição e finalização com a entrega do conteúdo finalizado. Aliado e integrado com VSNEXPLORER PAM temos a automatização do ingest com o VSNAUTOREC e servidores de vídeo VSNCAPTURER para lidar com as operações de ingest em banda base necessárias.
A fim de proporcionar o melhor fluxo de trabalho de notícias para o Porto Canal, foi implementado o Inception News da Ross Video integrado com VSNLIVECOM, oferecendo um fluxo de trabalho MOS completo para a produção de notícias. Sendo um fluxo de trabalho compatível com MOS, foi fácil integrar as soluções existentes, como os telepontos Autoscript. O Inception News permite aos jornalistas do Porto Canal criarem, gerirem e produzirem notícias facilmente que podem mais tarde ser transmitidas e/ou publicadas em redes sociais. Enquanto o Inception lida com a parte da criação da história, o VSNLIVECOM lida com a parte da transmissão da história, agindo como interface de MOS e automatização dos servidores de produção de vídeo.
No domínio do playout, o VSNMULTICOM já era a automatização utilizada desde o lançamento do canal e o Porto Canal estava satisfeito com ele. A VSN só necessitou de implementar uma atualização de versão, integrá-la com as outras soluções implementadas e configurá-lo para suportar o novo formato e os novos servidores vídeo e routers escolhidos pelo Porto Canal.
A principal e mais importante adição ao fluxo de trabalho de broadcast foi a VSNCREATV, cuja integração com VSNSPIDER e VSNEXPLORER permite a movimentação automática de todos os ficheiros de media em relação a qualquer programa ou campanha de publicidade que o Porto Canal agende para transmissão, despoletando qualquer fluxo de trabalho necessário. Ao mesmo tempo, a consolidação dos registos de transmissão VSNCREATV a partir dos registos AS-RUN fornecidos pela VSNMULTICOM permite ao Porto Canal ter relatórios detalhados sobre o que foi transmitido e quando foi transmitido, ao gerir automaticamente a transmissão e as apresentações de contratos de publicidade.

OS RESULTADOS

Com a implementação de soluções da VSN num esquema end-to-end, o Porto Canal passou de um canal com fluxo de trabalho com base manual para um totalmente gerido e quase totalmente automatizado. Agora têm mais tempo e melhores ferramentas para se concentrarem na melhoria dos seus conteúdos, trabalhar para o sucesso do canal e envolver ainda mais o seu público.
Graças às soluções da VSN, a sua completa integração, bem como as amplas capacidades de adaptação e integração com soluções de terceiros, somadas aos investimentos em melhorias técnicas e estruturais que o Porto Canal tem feito no último ano, o Porto Canal é agora um canal renascido, equipado e preparado para ascender à posição predominante e nacional que visa e merece. A VSN acredita que o Porto Canal tem agora a estrutura e capacidade para ir ainda mais longe, ou como dizemos: From End-to-End to Anywhere!

 

2016