SIC transmite com TVU MLink

"Decidimos dotar a frota de veículos DSNG com uma forma de transmissão alternativa, complementar, ágil e low-cost" - Francisco Leão Chefe Dep. Meios Transmissão SIC
User Cases Broadcast & Telcos SIC transmite com TVU MLink

A indústria do broadcast está permanentemente a evoluir tecnologicamente. Nos últimos anos a tecnologia de transmissão de sinal de vídeo por IP, tem registado melhorias significativas quer ao nível de desempenho e qualidade de imagem, quer ao nível da fiabilidade. A TVU está na linha da frente desta evolução e a SIC decidiu apostar no equipamento MLink para integrar na sua operação. Francisco Leão, Chefe do Departamento de Meios de Transmissão da SIC, descreve-nos os motivos e o retorno desta aposta.

“O objetivo foi, e continua a ser (porque o projeto mantém-se em curso), dotar a frota de veículos DSNG da SIC com uma forma de comunicação/transmissão alternativa, complementar, ágil e Low-Cost.
Neste contexto, a ideia era encontrar uma nova tecnologia que desse resposta a necessidades já sinalizadas:

Alternativa – Baseada em novas tecnologias que fosse suficientemente robusta para ser uma alternativa eficaz à transmissão de satélite clássica; que considerasse a impossibilidade de ligação técnica por obstrução (uma limitação, frequente em espaço urbano) e fenómenos meteorológicos.

Ágil – Capaz para oferecer um sistema de transmissão que dispense procedimentos técnicos, operacionais ou de produção complexos e demorados.

Complementar – De forma a permitir a utilização de duas vias de comunicação simultânea (Satélite e Bonding 3G/4G) duplicando a capacidade de transmissão do meio.

Low-Cost – O custo mensal é fixo e a utilização de todo o serviço 3G/4G para os diferentes operadores é inferior a 300 euros/mês por unidade instalada. O número de horas de transmissão não determina aumento do preço pelo que pode ser usado quase como um link clássico.

Durante a fase de consulta, foi sugerido pelo Dr. Raul Carvalho das Neves, CTO da SIC, o TVU MLink. A Pantalha como representante da marca em Portugal, apresentou a solução que foi depois analisada pela Direção e Departamento de Meios de Transmissão do canal. Na altura da decisão, não eram ainda conhecidos sistemas concorrentes. A pré-venda foi determinante para conhecer as potencialidades e vantagens do sistema, e tem sido incontornável a assistência pós-venda da Pantalha, por termos começado com um equipamento quase em modo de protótipo.

O custo do equipamento MLink  não é, à partida, o melhor dos argumentos, contudo, a facilidade de utilização e o custo por transmissão é evidente. Cerca de 70% da faturação respeitante à utilização espacial de HardNews foi suprimida.

Cerca de 82,3%  do tempo dos diretos de notícias realizados com estações móveis, passaram a ser feitos com equipamentos TVU.

Alguns eventos e programas já beneficiaram da transmissão com o TVU MLink como congressos (partidos políticos), debates televisivos (Ex: António Costa vs Passos Coelho) e programas de entretenimento (“Portugal em Festa”, “Manhãs da RFM” na SIC Caras), etc.

Os custos de adaptação e instalação são mínimos/residuais e em nada interferiram com os equipamentos anteriormente instalados.”

Francisco Leão
Chefe do Departamento de Meios de Transmissão da SIC

 

2016