IPBeja renova oferta tecnológica

Aquisição e montagem de solução completa para estúdio de audiovisuais
User Cases Ciência e Institucional IPBeja renova oferta tecnológica

No âmbito do funcionamento do curso de Técnico Superior Profissional (CTESP) de SOM e IMAGEM da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, e com base num financiamento do programa Alentejo 2020, tivemos a oportunidade de lançar um concurso público para a aquisição e montagem de equipamentos que nos permitissem que os estudantes desenvolvessem as competências, as aptidões e as atitudes adequadas ao perfil de formação e, simultaneamente, renovar tecnologicamente os nossos estúdios audiovisuais. Desta forma, lançamos um concurso público com quatro componentes, nomeadamente: uma componente de “Electronic News Gathering”; uma componente de cinematografia digital; uma componente de kits pedagógicos para trabalho autónomo dos estudantes; uma componente que designámos por “ilhas de edição”. Na sequência dos tramites do concurso público, e da análise do conjunto das propostas apresentadas no que se refere aos fatores “preço” e “valia-técnica”, o júri do concurso concluiu que a proposta que incluía Blackmagic/RTS/Camgear/Fujion era a que melhor respondia aos requisitos do programa do procedimento.

O caderno de encargos do concurso era bastante exigente e tinha subjacente algumas preocupações. Em primeiro lugar pretendíamos uma solução de “Electronic News Gathering” que nos permitisse um fluxo de trabalho intuitivo na operação, com potencial pedagógico e que se encaixasse no orçamento disponível. Pretendíamos igualmente uma solução que contemplasse equipamentos que os estudantes pudessem usar de forma autónoma (kits pedagógicos) com características técnicas de utilização intuitiva e resistente. Como responsáveis por adquirir equipamentos para um CTESP a funcionar numa instituição de ensino superior politécnico, a nossa preocupação foi maximizar o investimento em termos da aquisição de equipamentos para proporcionar aos alunos uma experiência o mais próxima da realidade do mercado de trabalho. Assim, a solução que nos foi apresentada pela Pantalha revelou-se bastante competitiva. Entre outras coisas, por exemplo avaliámos a relação SR (sinal ruído) da Blackmagic, que consideramos bastante boa; a qualidade do fluxo de trabalho e facilidade no manuseio. O produto ATEM Televison Studio Pro 4K é de fácil manipulação e para nós tem a vantagem de permitir conectar até oito fontes. Os kits pedagógicos com as Pocket Cinema 4K da Blackmagic têm imenso potencial pela facilidade de utilização, variedade de funcionalidades essenciais para situações de aprendizagem em trabalho autónomo.

Para já, as soluções adquiridas permitiram-nos reequipar totalmente o estúdio com captação de imagem com câmaras broadcast com sensor 2/3’’ e formato Ultra HD/4K, mistura, gravação, monição de fácil operação e potencial pedagógico muito interessante. Tal como dotar o mesmo estúdio com iluminação adequada, por exemplo com Rotolight que nos permitem controlar a temperatura de cor e explorar o potencial ao nível da formação. Dispomos também dos 5 kits pedagógicos com as câmaras Pocket Cinema da Blackmagic, com várias lentes e equipamento para captação de som e iluminação portátil. Estes kits permitem-nos que os nossos estudantes desenvolvam as competências e as aptidões essenciais para enfrentar o mercado de trabalho, complementado naturalmente com os estágios onde irão encontrar equipamentos similares ou nos quais seja possível aplicar os conhecimentos adquiridos. Para projetos mais exigentes e ambiciosos, devidamente estruturados, dispomos também de uma unidade de cinematografia digital com uma câmara Super 35, com resolução 4.6K da Blackmagic, com lentes intercambiáveis e gravação em RAW. Para além destes equipamentos, adquirimos as designadas 5 ilhas de edição devidamente integradas com os restantes equipamentos, com docking stations ultra-rápidas, para 4 discos SSD de 1RU, com ligação Thunderbolt.

As soluções fornecidas permitem à Escola Superior de Educação do IPBeja dispor de uma solução pedagogicamente adequada à formação na área do audiovisual e produção dos media, orientada para desenvolver as aptidões técnicas e científicas nos estudantes, proporcionando-lhes uma formação próxima do mercado de trabalho, utilizando equipamentos com uma relação custo-benefício muito interessante. Em termos técnico-científicos e pedagógicos interessava-nos uma solução que proporcionasse aos estudantes o contacto com uma variedade de equipamentos e funções técnicas. A solução adotada permite-nos neste momento oferecer uma formação de qualidade e com muitas possibilidades que estamos a explorar.

As soluções fornecidas no âmbito deste concurso são em primeiro lugar utilizadas na formação dos nossos alunos, em particular no curso Técnico Superior Profissional de Som e Imagem, no âmbito do qual foi possível recorrer a um financiamento especifico para o efeito, mas de forma geral na área de educação formação dos Audiovisuais e Produção dos Media. Para além da formação, tanto em contexto de contacto como no apoio ao trabalho autónomo de grupos de alunos, este tipo de solução permite-nos por exemplo a transmissão streaming de conteúdos a partir do estúdio com operação multicâmara, devidamente programados no tempo, pois como instituição de ensino superior acabamos sempre por ter limitações em termos dos recursos humanos para a operação dos equipamentos. Há sempre um processo de capacitação dos alunos que obedece a um calendário escolar e a transmissão de conteúdos tem sempre que, em primeiro lugar, estar subordinada a essa realidade de formação. Mas a solução agora implementada permite-nos também desenvolver investigação aplicada em áreas que pretendemos desenvolver no domínio da imagem em movimento, nas suas várias dimensões.

Um procedimento de aquisição de equipamentos no domínio do audiovisual, com a complexidade daquele que lançámos, é extremamente exigente! Procurámos à partida prever com o máximo de rigor todas as necessidades de equipamentos e especificidades técnicas, no entanto há sempre uma margem de imprevisibilidade técnica e de implementação da solução, que nos gera alguma incerteza ao nível da implementação. Neste caso, tínhamos uma particular preocupação com a montagem dos equipamentos que, apesar de estar prevista no caderno de encargos, se configurava bastante exigente. Tínhamos um estúdio com alguns anos, que foi necessário reformular e adaptar para receber estes equipamentos. E, na verdade, este veio a revelar-se um desafio exigente que a equipa técnica da Pantalha ajudou a resolver. A Pantalha não se limitou a entregar e montar os equipamentos conforme previsto no concurso, mas colaborou para além daquilo que estava previsto na reformulação do layout do estúdio, desde a reconfiguração da teia de suporte à iluminação, ao reposicionamento da bancada da plateia que temos no interior do estúdio. São pormenores, mas que no caso de uma instituição pública fazem toda a diferença.

 

A Pantalha demonstrou profissionalismo e sensibilidade em todo o processo a jusante do concurso público que levou à aquisição das várias soluções técnicas. Desde a fase do fornecimento dos equipamentos, da sua montagem, testes e formação, pudemos contar com a disponibilidade e colaboração da equipa da Pantalha, sempre com uma atitude pedagógica perante a demonstração do potencial das marcas fornecidas, com particular destaque para os vários equipamentos da Blackmagic/RTS/Camgear/Fujinon. Uma experiência, sem dúvida muito positiva!

Estas soluções abrem-nos imensas oportunidades! A título de exemplo, o facto de termos incrementado qualitativamente os equipamentos nesta área especifica de formação, foi uma ajuda muito importante e que nos encorajou a avançar para a submissão do pedido de criação e acreditação de um curso de licenciatura em Audiovisual e Multimédia. Naturalmente que não foi o único fator, mas foi sem dúvida importante. Assim, neste momento contamos com uma fileira formativa de um CTESP em Som e Imagem, que tem continuidade numa licenciatura e Audiovisual e Multimédia, cuja primeira edição em 2019/20 se encontra a dar os seus primeiros passos. A médio prazo, com a consolidação da formação nesta área, será possível darmos passos ao nível da investigação aplicada no domínio das tecnologias da imagem em movimento, gráficos animados, streaming, locução... e também na produção de conteúdos “com a comunidade”. Nesta última dimensão, é necessário fazermos um caminho no sentido de aproximarmos a nossa formação das necessidades da comunidade, com todo o seu potencial. E este é um caminho que estamos a percorrer e que acreditamos que nos próximos anos dará frutos.

 

Link para o curso de CTESP de Som e Imagem:

https://www.ipbeja.pt/cursos/cstp/ese-cstp-somima/Paginas/default.aspx

 

Link para o curso de Audiovisual e Multimédia:

https://www.ipbeja.pt/cursos/ese-am/Paginas/default.aspx

 

Link para o IPBeja:

https://www.ipbeja.pt

 

2019