Festival da Canção escolhe CuePilot

Solução utilizada pela 1ª vez em Portugal para automatização da realização
User Cases Desporto e Eventos Festival da Canção escolhe CuePilot

FESTIVAL DA CANÇÃO 2018 DA RTP UTILIZA PELA 1ª VEZ O CUEPILOT, SOLUÇÃO AUTOMATIZADA DE REALIZAÇÃO, COM O APOIO DA PANTALHA

O CuePilot é o primeiro software dedicado especialmente para eventos ao vivo em televisão, que permite automatizar todo o processo de realização e instruções para a equipa de operadores de câmara com um rigor e criatividade nunca antes possível. O CuePilot é uma solução que se tornou imprescindível desde o seu lançamento em 2013 em grandes produções televisivas como o Festival da Eurovisão, onde cerca de 200 milhões de espectadores fazem questão de assistir em suas casas.

A Pantalha é o parceiro oficial CuePilot para Portugal.

PRÉ-PRODUÇÃO

Nesta fase de planificação prévia, os realizadores da RTP, tiveram acesso ao software CuePilot nos seus portáteis para criarem a sequência de planos de todas as canções a concurso neste Festival da Canção RTP 2018, onde foi possível com base no áudio original e um vídeo de um ensaio de cada concorrente, identificar individualmente cada plano com a escala/movimentos de câmara, definir a duração de cada um e o tipo de transição/efeito a utilizar. Além dos realizadores e dada a grande flexibilidade do software, também a anotação teve acesso ao projeto gravado na “cloud” para a introdução das letras de cada concorrente e de todas as instruções necessárias durante o direto para os operadores de câmara, operadores de EVS ou equipa de grafismo. Todas estas notas e instruções foram colocadas no software, para que no direto a anotação tivesse “countdowns” de todas estas entradas e saídas sem necessidade de papel ou cronómetros.


Identificação canção 13 – “O Jardim” – Cláudia Pascoal / Isaura com duração e ponto de entrada

 

Planificação da canção 13 – “O Jardim” – Cláudia Pascoal / Isaura – Identificação de plano

 

Planificação da canção 13 – “O Jardim” – Cláudia Pascoal / Isaura – Interface CuePilot

FINAL DO FESTIVAL DA CANÇÃO 2018 EM GUIMARÃES

Foi feita a instalação física do servidor CuePilot no carro de exteriores HD1 da RTP por parte da Pantalha, para que controlasse toda a realização e equipamentos envolvidos. O servidor CuePilot foi ligado à mesa de mistura via RS422 para dar as instruções de passagem de câmara/entrada e via GPI para arrancar algum evento na mesa que fosse necessário. Teve ainda de se assegurar a ligação de “Time Code” que serviu de referência para o arranque de cada uma das canções e desta forma o servidor CuePilot ficou sempre em modo “slave” para estar sincronizado com as canções lançadas no EVS. Sempre que o EVS arrancava cada uma das canções, o servidor CuePilot também o fazia e iniciava as mudanças de câmara automaticamente na mesa, sem necessidade de operação da mesma.
Para que toda a equipa pudesse estar a acompanhar a planificação de cada canção, foi ligado uma saída SDI do servidor CuePilot com a visualização do “interface” do software, à matriz de vídeo. Esta ligação permitiu ainda colocar uma sobreposição, na parte superior da imagem e só durante os ensaios, de um pequeno “crop” da planificação para posterior visionamento com toda a equipa da RTP.


Software CuePilot em ação no carro de exteriores HD1 da RTP

 


Esquema de ligações do servidor CuePilot

 


Sobreposição em “crop” da planificação CuePilot durante os ensaios

 


Sobreposição em “crop” da planificação CuePilot durante os ensaios

CUEAPP – A REVOLUCIONÁRIA “FOLHA DE CÂMARA” DIGITAL

Foi assegurado pela RTP toda a infraestrutura de rede cablada e wireless para que a planificação estivesse a ser enviada para os operadores de câmara em tempo real. Para o efeito, a Pantalha assegurou a instalação de tablets iPad junto de todas as câmaras no recinto e com base na aplicação CueApp disponível tanto para Android como para IOS, os operadores de câmara puderam seguir todas as instruções previamente preparadas na planificação e sempre sincronizados com a atuação de cada um dos intérpretes.


Câmaras 2, 3 e 4 com a aplicação CueApp colocada em tablets iPad

 


Operador de câmara recebe instruções dos planos a executar na CueApp que está ligado ao servidor CuePilot por cabo de rede

 

A CueApp é uma aplicação de “folha de câmara” digital que permite além de se ter acesso a todas as indicações do realizador, duração de cada plano e personalizar várias vistas, é ainda possível o operador de câmara colocar as suas próprias notas que vão ajudar a executar cada um dos planos com o máximo rigor possível, rigor necessário num ambiente em que estiveram presentes 15 câmaras. Além dos operadores de câmara, toda a equipa envolvida (controlo de imagem, áudio, luz, engenharia, etc..) teve também a aplicação instalada em smartphones e foram acompanhando o desenrolar da realização.
A aplicação CueApp permite que toda a equipa trabalhe num nível muito alto de precisão nunca antes possível. Os operadores de câmara sabem “ao frame” quando entram e saem do ar com “countdown” visual e auditivo para que a execução de todos os planos seja precisa e eficiente tanto nos ensaios como nos espetáculos ao vivo.


Operadores de câmara podem escrever as notas necessárias e exemplo de colocação de iPhone com a CueApp no steadycam

 


Interface CueApp

 

2018