Novo estúdio de televisão para formação de alunos
O projeto de criação de um estúdio de televisão na Universidade Lusófona do Porto (ULP) marca um novo passo qualitativo na infra-estrutura audiovisual da nossa Universidade. Se em Lisboa, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, dispomos de um parque de equipamento e de um conjunto de infra-estruturas invejável, o que nos posiciona como uma Universidade de referência nesta área, queremos agora reforçar as condições que podemos oferecer aos nossos alunos na cidade do Porto. Com efeito, as nossas licenciaturas nesta área na ULP são mais recentes que as de Lisboa. Aos poucos, os investimentos efectuados têm vindo a reforçar a qualidade da nossa oferta.
Se os primeiros passos estiveram concentrados em garantir uma base de equipamento de rodagem e pós-produção, considerados essenciais para o desenvolvimento de projetos dos alunos, tinha chegado a altura de se avançar para uma infra-estrutura com características diferentes que nos permitisse melhorar significativamente a componente de formação para televisão e produção audiovisual.
No desenvolvimento deste projeto foram testadas diferentes tipos de soluções. O enquadramento que procuramos privilegia sempre a componente pedagógica, deste ponto de vista não é tanto o produto final que nos preocupa, mas as condições de trabalho que podemos fornecer aos nossos alunos. Queremos dar aos alunos condições de aprendizagem de excelência num contexto próximo do que eles poderão encontrar no mercado profissional.
Sendo este o objectivo teríamos de encontrar uma forma de o tornar possível num quadro de dificuldades económicas e de financiamento que todos partilhamos no momento atual do País.
De qualquer modo o nosso caderno de encargos era ambicioso. Queríamos trabalhar em alta definição e queríamos um ambiente totalmente digital e “tapeless”. Queríamos ainda ter um contexto de trabalho semelhante a uma régie de televisão profissional.
Após bastante tempo de investigação e de contactos com fornecedores e fabricantes foi ficando claro para nós que as soluções Blackmagic seriam as que melhor se enquadravam nos parâmetros qualidade/preço que procurávamos.
Deste modo, em conjunto com a Pantalha, fomos desenvolvendo uma solução baseada na tecnologia da Blackmagic que nos permite enquadrar todos os objectivos iniciais do projeto, superando em alguns momentos as nossas expectativas, dentro do orçamento que dispúnhamos para o desenvolvimento do projeto. Assim, optamos pelas soluções de mistura Atem 1 M/E Production Switcher e o respectivo painel Atem 1 M/E Broadcast Panel, ideais para criar um ambiente de régie broadcast. Usufruindo da saída de multiviewer destas soluções, alimentamos 2 monitores de 42’’ com todos os sinais de vídeo necessários em aula. Optamos ainda pelo gravador de discos SSD Hyperdeck Studio Pro mantendo o nosso objectivo de trabalhar em ambiente totalmente “tapeless”. Foi ainda adjudicado á Pantalha a solução de intercomunicação da RTS/TELEX com base e 4 postos móveis como também toda a componente de mistura de áudio com uma mesa e monitores de áudio da Yamaha.
Neste momento temos o estúdio em funcionamento há cerca de seis meses. O feedback de alunos e professores é muito satisfatório.
Os alunos dispõem de um ambiente profissional de trabalho muito robusto e fiável. Do ponto de vista pedagógico podemos oferecer-lhes um contexto tecnologicamente atual de desenvolvimento das suas competências. É nossa convicção de que com este estúdio estamos a preparar profissionais que estarão preparados para integrar o mercado profissional com o conhecimento e as práticas necessárias para reforçar as necessidades das produtoras de conteúdos audiovisuais no norte do nosso país.
Filipe Roque do Vale
Universidade Lusófona
2016