RTS Matrix Smartphone Control

The new VLink app is out!
Notícias RTS Matrix Smartphone Control

A app VLINK permite acesso a matrizes utilizando apenas smartphones, tablets ou até computadores portáteis. Com a VLINK instalada é possível comunicar com outros utilizadores através da matriz física ou simplesmente na app. O seu smartphone passa a funcionar como um keypanel.

Esta é uma solução de software para comunicações multi-canal/multi-acesso  que conecta aos intercoms da RTS, criando uma fusão entre as potencialidades de hardware e software.

A VLINK é altamente escalável e pode suportar um número ilimitado de point-to-point e PLs, aumenta a integração DAP e traps SNMP. 

Esta app permite vários tipos de aplicações, das quais destacamos cinco delas.

 

1. Apenas com a app VLINK

A app transforma um comum iPad, iPhone ou um equipamento Android num sistema superior de comunicações. Pode ligar ainda um número de utilizadores e canais ilimitados e, com a funcionalidade de atribuição de teclas, pode responder a todo o tipo de necessidades ao nível dos intercoms sem fios. Na app, os utilizadores com equipamentos móveis podem conectar-se à matriz ou outros keypanels, sem a necessidade de se obter hardware adicional.

 

Isto permite reduzir os custos deste tipo de setup, adicionando flexibilidade no que diz respeito às comunicações de “point to point” ou “partyline”,  o que também permite descentralizar o sistema de comunicações que pode ser acedido a partir de qualquer lugar no mundo e, aumentar a capacidade de uma matriz com um simples upgrade da licença.

Alguns dos casos mais práticos onde este tipo de aplicação pode aumentar a qualidade da produção são produções de broadcast remotas, comunicações temporárias para eventos ao vivo, eventos para E-Gaming e comunicações corporativas.

 

2. Integração Básica do VLINK na Matriz

Neste caso, o iPod Touch, iPhone ou um equipamento Android pode ser transformado num “super” sistema de intercom sem fios. A aplicação VLink permite conectar um número ilimitado de canais e utilizadores virtuais. Ao pensarmos em integração, a app VLink também pode estar conectada a matrizes de hardware tradicionais por meio de tielines de áudio. Isto pode ser feito utilizando o software VDI (Virtual Device Interface) da VLink, em conjunto com o DVS (Dante Virtual Sound Card) ou a placa PCI da Dante. Isto permite criar uma bridge de conferência entre o Vlink e qualquer matriz de canais baseada em OMNEO. Sem ter que ter um único keypanel físico!

Alguns dos benefícios desta configuração incluem uma integração direta das comunicações com a matriz física, maior flexibilidade nos canais de “point to point” e “partyline” e um sistema de comunicação centralizado que pode ser acedido a partir de qualquer lugar no mundo.

Este tipo de aplicação encaixa muito bem em fluxos de trabalho como as produções para broadcast remotas, comunicações para eventos desportivos ao vivo e audiovisuais para eventos corporativos.

 

3. Integração inteligente VLink com a matriz

Para este tipo de configuração, o software de matriz VLink precisa de um computador dedicado. O OMNEO é usado para transmitir áudio entre a matriz (uma ADAM, ADAM-M ou Odin) e o sistema VLink. O computador com a Vlink teria que ter uma placa virtual de som da Dante instalada – que é o que permitiria o hardware receber áudio a partir de qualquer equipamento compatível com Dante – como é o caso da placa OMI. Cada equipamento conectado (dois smartphones e um portátil ilustrados abaixo) precisa ter uma licença válida instalada no computador. O computador com o software VLink funcionaria então como uma matriz, mas apenas se um Trunkmaster TM-10K estiver instalado.

Os benefícios desta configuração são os mesmos das aplicações que mencionamos acima: integração completa com o hardware da matriz, flexibilidade nos canais fixos de “point to point”, “partyline” e IFB e, um sistema de comunicação descentralizado que pode ser acedido a partir de qualquer parte do mundo.

Alguns dos exemplos práticos mais comuns onde esta aplicação pode considerada são as transmissões de broadcast remotas, comunicações em eventos desportivos ao vivo, comunicações aeroespaciais e aplicações industriais com “pequenos utilitários”.

 

4. VLink Cloud

Já que o software de matrizes VLink pode correr em serviços cloud como a AWS (Amazon WEB Services), o OMNEO pode ser utilizado para enviar áudio entre a matriz (ADAM, ADAM-M ou Odin) e o sistema VLink. 

No esquema abaixo, o “VDI” da VLink está a ser usado num portátil. O computador que corre o “VDI” tem instalado uma placa virtual de som da Dante, que permite à matriz na cloud receber áudio de qualquer equipamento compatível com Dante, que neste caso é uma placa OMI. Várias sessões do “VDI” podem correr ao mesmo tempo para outras linhas de áudio adicionais. 

Neste exemplo, a VLink está totalmente integrada para partilhar recursos entre a matriz da cloud e a matriz física. O Trunkmaster TM-10K também é obrigatório neste tipo de configuração.

Ao aplicar a VLink integrada com a cloud, poderá beneficiar de um sistema de comunicação totalmente integrado com uma matriz física, flexibilidade nos canais fixos “point to point”, “partyline” e IFB, um sistema e comunicações descentralizado que pode ser acedido a partir de qualquer parte do mundo, uma matriz virtual que elimina a necessidade de se ter custos com manutenção no local e instâncias de redundância nos servidores que podem ser criadas com facilidade.

Com isto em mente, podemos afirmar que este tipo de configuração pode adicionar valor a produções de broadcast remotas, comunicações em eventos desportivos ao vivo e comunicações aeroespaciais.

 

5. SIP VLINK

Por fim, a app VLink tem a capacidade de ser configurada como uma inferface SIP para múltiplos sistemas SIP disponíveis no mercado. Segue o mesmo padrão que as interfaces tradicionais RTS TIF-2000/4000. Proporciona ao utilizador também a possibilidade de fazer ou receber chamadas diretamente na matriz física da RTS.

A solução SIP da app VLink conecta-se diretamente ao controlador master de um sistema RTS e não necessita de um trunk master para funcionar. Suporta até 8 servidores SIP separados, no entanto, cada linha SIP requer a programação de uma das portas na matriz física da RTS.

O áudio para a matriz física da RTS é ligado ou utilizando a placa OMI ou por ligação direta à matriz ODIN, com a placa virtual de som da Dante (DVS) ou ainda a placa PCI da Dante. 

Agora, em termos de benefícios pode sempre contar com a possibilidade de usar os sistemas mais recentes de telefonia, com suporte total para telefones integrado.

Como nos casos anteriores, esta aplicação irá agregar benefícios às produções de broadcast remotas, comunicações de eventos desportivos ao vivo e a eventos corporativos que utilizem soluções audiovisuais.

 

Concluindo

Como é o caso com muitos dos produtos RTS, a app VLink apresenta-se como um aplicativo versátil, que irá revolucionar os seus sistemas de comunicação RTS, expandir o que já usa e assegurar comunicações mais estáveis e confiáveis.